domingo, 17 de julho de 2016

RAIMUNDO GOMES E JOÃO BATISTA GOMES

Wilson, eu vou lhe contar uma história, mas você não poderá contar para ninguém. Você sabe que o papai era muito bonito e faceiro, e o tio Raimundo Gomes muito bom, mas era feio e “semvergoin”. Os cabelos do papai já estavam esbranquiçados, e ele pediu ao tio Raimundo, para trazer de Fortaleza um produto que fizesse eles voltarem a serem pretos e bonitos, como foram anteriormente.
Vindo de Fortaleza, ao chegar à nossa casa na Palma, o tio Raimundo me entregou, e disse ser o produto que o papai lhe pedira, para tingir o cabelo. Abri o vidro, toquei, e confesso ter achado parecido com uma brilhantina, de cor muito escura, e ele disse-me ainda que eu passasse, quando ele fosse à missa, na Festa da Padroeira. Para atendê-lo, assim eu procedí.
O tio Raimundo, você sabe, não costumava ir à missa, mas nesse dia ele foi comigo e com o papai, sem ninguém desconfiar porque. Foi rindo, da nossa casa até a igreja, os dois de terno branco, que eu havia passado, e o papai feliz, com os cabêlos bem pretinhos, que chamavam atenção.
Era a Festa da Padroeira, a igreja estava lotada, o tio Raimundo ficou no patamar, eu subí para o coro com a Luzia, a Cidinha, a Jovelina, filhas da Madrinha do tio João Cristino, a Carmélia do seu Alfredo, e a Franquinha da tia Maria Gomes, aquela o Padre Ivan a desgraçou, e o papai foi para a fila bem próxima do altar.
Wilson escuta, você não era nem nascido, nos estavamos cantando a Ave Maria de Gounod, fazia muito calor na igreja, quanto o produto que eu passei nos cabelos do papai, começou a derreter. Menino, foi aquela aflicão. Quando mais o papai tentava limpar o que escorria em seu rosto, mais seu rosto ficava preto, e tentando limpar no terno, o terno ficou todo manchado.
Quando eu vi o papai naquele estado, eu parei de cantar, desci do côro e saí correndo, e o convidei para irmos para nossa casa, o pobrezinho parecendo um negativo da foto do Al Jolson, aquele cantor de jazz americano que você conhece.
Ao chegarmos no patamar da igreja, a coisa piorou, lá estavam o tio Raimundo e todos os amigos dele e do papai, rindo, morrendo de rir, por ver o teu avô naquele estado, e eu com muita raiva e muito aflita.
Da primeira vez que fui à casa do Bemfica, na hora do almoço, eu contei o ocorrido na presença do Eurico e da Nenzinha, do Amaury e da Maísa, e do próprio tio Raimundo e da tia Terta, mas tu sabes o que aconteceu? Foi pior para mim. Todos riram, mais até do que o tio Raimundo rira, quando estava no patamar da igreja, com excessão da tia Terta, que repreendeu à todos, inclusive à seu Gomes, que era como ela chamava o tio Raimundo, pela brincadeira, segundo ela, de extremo mau gosto, que ele fizera com seu irmão João Batista.
A tia Terta em seguida me abraçou, pediu-me mil desculpas pelo ocorrido, e foi em seu gesto seguido, por todos os presentes. Com o tempo o próprio tio Raimundo confessou-nos que ele mesmo preparara o produto, misturando Brilhantina Glostora com graxa de sapato preta. Mas demorou muito tempo, para eu esquecer o que o tio Raimundo Gomes fez com o “bichinho do papai”.
 
Wilson Belchior. Do Livro "O choro de um filho" (no prelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário