quinta-feira, 14 de maio de 2015

O MENINO JOSÉ



Em uma pequena cidade no interior do Ceará vive uma alegre criança chamada José. Cheio de saúde e com uma grande quantidade de energia para gastar, José brinca todos os dias com seus colegas e amigos ao lado de casa. Suas brincadeiras preferidas são: esconde-esconde, polícia e ladrão, pega-pega, cobra cega, queimada e pião. 

Certo dia, em seu aniversário de oito anos, José ganha de familiares e amigos vários presentes. Dentre estes estava um smartphone, um tablet e um Playstation 3. Como era muito esperto e inteligente logo se adaptou as novas tecnologias que ganhara. 

Os pais o ajudaram na utilização desses aparelhos, além disso, compraram uma série de jogos para PS3, baixaram uma gama de jogos e aplicativos para o smartphone e tablet, e aumentaram o plano de internet. Eles tinham o objetivo de manter José dentro de casa, pois tinham medo de deixá-lo envolver-se em atividades ao ar livre, onde estaria, segundo eles, mais exposto ao perigo. 

O tempo foi passando e José foi gradualmente se viciando em jogos e internet, principalmente depois de criar para si uma rede social. Os pais não estabeleceram limites ao filho na utilização das novas tecnologias e estas, ao invés de ajudar, causaram problemas ao menino. 

José se distanciou dos amigos com os quais brincava, pois o tempo que tinha livre passava jogando ou então conectado ao mundo virtual. Na escola, ele passou a ter dificuldades a aprender o conteúdo passado pelos professores, afinal não parava de pensar nas atividades que exercia no tempo livre. Aquele menino, que antes era delgado e tinha um corpo fininho, devido à má alimentação e ao sedentarismo começou a ficar obeso. 

José, enfim, depois de seu aniversário nunca mais foi o mesmo!

Hélio Costa
Membro da APL

Nenhum comentário:

Postar um comentário