terça-feira, 9 de abril de 2013

Maior palavra da língua portuguesa




Antonio Houaiss (1915-1999), carioca, foi professor, dicionarista, filólogo, tradutor, diplomata, ex-ministro da Cultura, ensaísta e também presidente da Academia Brasileira de Letras. Ele deixou concluído um dicionário com 300 mil verbetes e propôs a reforma para unificar a ortografia dos países que falam a língua portuguesa (os chamados países lusófonos). 
Há uma curiosidade no novo dicionário de Houaiss (pronuncia-se uáis) à qual muitos brasileiros ainda não atentaram: o registro da maior palavra da língua portuguesa, formada por 46 letras. Trata-se de "pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico", cujo significado é "estado de quem é acometido de uma doença rara provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas". 
Portanto, para quem tinha dúvida a respeito da grafia da maior palavra em Português registrada em dicionário, está aí à disposição dos leitores mais esse verbete. Quem se arriscar a memorizá-lo, sugerimos dividi-lo a partir dos radicais e prefixos que o formam, como "pneumo" e "ultra", e assim por diante, até decorá-lo na íntegra. 

Coreaú-CE, 09 de abril de 2013.

Fernando Machado Albuquerque
Professor
Membro da Academia Palmense de Letras (APL)

2 comentários: